"Dê a Seus Olhos o Cuidado que eles Merecem"

CDOP - Cirurgia e Diagnose em Oftalmologia

Av. Silva Jardim, 4172
Bairro - Água Verde
Curitiba-Pr
CEP: 80240-021

(41) 3221-3600

cdop@cdop.com.br

Exame de retina mostra reação do cérebro ao chocolate

05/07/2013 11:34

Quando você dá um chocolate para uma criança, consegue ver um pequeno brilho em seus olhos? Talvez seja apenas um olhar de gratidão, mas a verdade é que pode ser uma dose de dopamina flutuando em suas retinas. É isso o que defende um novo estudo, publicado no jornal Obesity e divulgado pelo site Popsci, que propõe um exame nos olhos para definir a resposta química de um indivíduo enquanto come um chocolate.

A liberação da dopamina é uma reação do cérebro a determinados estímulos, como, por exemplo, consumir chocolate. Uma outra forma menos conhecida de liberação de dopamina também acontece nos olhos, em resposta à exposição de luz. Estas duas fontes de dopamina não pareciam estar relacionadas, mas pesquisadores da Drexel University confirmaram a relação com um estudo simples.

A equipe da universidade usou um aparelho de eletrorretinografia, capaz de medir a resposta da retina à exposição de luz. Quando o grupo de estudo recebia um pedaço de brownie de chocolate durante o teste, suas retinas respondiam prontamente. A reação era tão forte quanto a causada por medicamentos específicos para a indução da liberação da dopamina.

O resultado da pesquisa sugere que é possível medir reações químicas a alimentos por meio do aparelho de eletrorretinografia. No entanto, apenas nove pessoas participaram do estudo e os pesquisadores acreditam que seria necessário uma amostra maior para confirmar sua eficácia.

Fonte: http://saude.terra.com.br/nutricao/exame-de-retina-mostra-reacao-do-cerebro-ao-chocolate,22e164f00cc7f310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html