"Dê a Seus Olhos o Cuidado que eles Merecem"

CDOP - Cirurgia e Diagnose em Oftalmologia

Av. Silva Jardim, 4172
Bairro - Água Verde
Curitiba-Pr
CEP: 80240-021

(41) 3221-3600

cdop@cdop.com.br

Crescem os casos de catarata no país

09/07/2013 10:18

Com o progressivo envelhecimento da população, no Brasil e no mundo, cresce também o número de casos de catarata como um fenômeno contemporâneo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a projeção para o crescimento da população de idosos, até 2020, é de 186%, nos países desenvolvidos, e de 356% nos países em desenvolvimento.

Como resultado, estima-se um número de mais de 54 milhões de pessoas com cegueira, com idade igual ou superior a 60 anos, por causa do processo de envelhecimento natural do olho.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença enfrenta uma situação crítica, e especialistas da área necessitarão realizar 3 mil cirurgias para cada milhão de habitantes por ano no Brasil, sem contar o acumulado, a necessidade é de realizar 720 mil cirurgias por ano.

“Atualmente tem se conseguido atingir 250 mil cirurgias por ano no Brasil, o que deixa um déficit acumulado de mais de 400 mil cirurgias sem fazer a cada ano”, explicou o cirurgião e oftalmologista Ruy Cunha.

Quanto à Bahia, o especialista afirmou que após 3 anos do projeto “Saúde em Movimento”, do governo da Bahia, a realidade melhorou muito, pois foram cerca de 100 mil cirurgias realizadas em todo o estado, alterando os índices nacionais do combate a cegueira por catarata.

Entre os sintomas existentes da doença, o oftalmologista pontua os primeiros sintomas da catarata como leve embaçamento visual, as cores se tornam desvaecidas e dificuldades na visão noturna, principalmente para quem dirige à noite.

“Fatores hereditários e a idade também contribuem para o surgimento da doença. Entretanto, nenhum hábito tem sido relacionado ao desenvolvimento de catarata. Infelizmente, quanto mais a população envelhece, mais casos surgem”.

Tecnologia moderniza o ato cirúgico

As alterações no cristalino do olho diminuem progressivamente a capacidade visual e provocam a catarata, que tem a cirurgia como único tratamento para reverter a doença. Consequentemente, a cirurgia para catarata continuará consumindo uma proporção crescente de recursos destinados à saúde, com investimento em novas tecnologias que tragam melhor qualidade de vida a essa população acima de 60 anos, que só tende a aumentar ao longo dos anos.

A cirurgia de catarata é uma das mais realizadas em todo o mundo e tem evoluído constantemente, seja na técnica, nos equipamentos, nos materiais ou lentes utilizadas. Agora, a Bahia acaba de receber a mais recente tecnologia para cirurgia de catarata, através do DayHORC Hospital de Olhos. É o LenSx Alcon Laser de femtosegundo, que realiza incisões mínimas e altamente precisas para fragmentar o cristalino do olho, reduzindo sobremaneira os riscos cirúrgicos e aumentando a resolutividade, o conforto, a segurança e os benefícios agregados para o cirurgião e o paciente.

As etapas mais complexas do procedimento cirúrgico passam a ser realizadas pelo moderno laser, apenas com anestesia local a base de colírios. A intervenção dura, em média, 20 minutos e a alta é imediata e sem curativo.

A Organização Mundial de Saúde já alerta que a catarata é a maior causa de cegueira reversível. Dos 45 milhões de cegos no mundo, hoje, pelo menos metade poderia estar enxergando se medidas preventivas tivessem sido adotadas em tempo. No Brasil, 500 mil novas pessoas são atingidas pela doença a cada ano. A boa notícia é que a cirurgia da catarata avançou nas ultimas décadas mais do que nos últimos séculos.

Com uma microcirurgia ocular, na qual a catarata é removida através de uma pequena abertura, por meio da técnica conhecida como facoemulsificação, simultaneamente é implantada uma lente artificial no olho para restabelecer uma visão clara e focalizada.

“Hoje, com o desenvolvimento de novas técnicas e utilização do laser de femtosegundo, o tratamento da catarata se tornou muito mais seguro e eficaz, beneficiando milhares de pessoas portadoras desta doença”, esclarece o médico e cirurgião-máster do DayHORC, Ruy Cunha. Como Hospital de Olhos referência em saúde oftalmológica e em tecnologia de ponta, o DayHORC servirá de centro de treinamento de certificação para realização de cirurgia de catarata a laser.

Nos dias 05 e 08 de julho, a unidade do Centro Médico Hospital da Bahia promoverá cirurgias ao vivo para implantação da nova tecnologia aos médicos da casa e oftalmologistas autônomos.

“Alguns aspectos até então desafiadores na cirurgia de catarata tradicional são automatizados pela nova tecnologia, que moderniza procedimentos como o controle de imagens e a profundidade das incisões na córnea com alta precisão; a reprodutibilidade e a personalização dos métodos cirúrgicos, melhorando o desempenho da cirurgia e os resultados pós-operatórios; além do monitoramento microscópico de todo o procedimento em tempo real. 

Fonte: Tribuna da Bahia