"Dê a Seus Olhos o Cuidado que eles Merecem"

CDOP - Cirurgia e Diagnose em Oftalmologia

Av. Silva Jardim, 4172
Bairro - Água Verde
Curitiba-Pr
CEP: 80240-021

(41) 3221-3600

cdop@cdop.com.br

Daltonismo: Você sabe o que é?

17/06/2013 15:15

O olho é o órgão responsável por identificar as cores e transmitir o estímulo para que o nosso cérebro reconheça e especifique cada uma delas. A partir disso, conseguimos distinguir as diversas tonalidades e variações das cores no nosso dia a dia.

Mas nem todo mundo vê as cores da mesma forma, além disso, existe um distúrbio da visão conhecido Daltonismo. São 03 (três) principais tipos de daltônicos: o Protanomalia, que é a dificuldade em distinguir a cor vermelha, o Deuteranomalia que é a dificuldade em distinguir as cores que se situam entre o verde e o vermelho, e representam mais de metade das pessoas daltônicas e o Tritanomalia que é a dificuldade em distinguir as cores que se situam entre o azul e o amarelo; este é um dos cenários mais raros, mas que pode ainda ser agravado se o daltônico não conseguir ver o azul (tritanotopia), o vermelho (protanotopia) ou o verde (teranotopia). No caso da Tritanomalia, o indivíduo vê tudo mais acinzentado.

Como o daltônico vê o mundo!

O daltonismo não é considerado uma doença, bem como não há cura. O sujeito que sofre desse distúrbio pode conviver em harmonia com o meio ambiente, desde que busque melhor adaptação às tarefas e rotinas de cada dia. Uma situação características de adaptação dos daltônicos é no caso do semáforo, onde o daltônico distingue se o sinal está aberto, fechado ou se vai fechar, a partir da posição de cada uma das cores estampadas no sinal.

Normalmente esse distúrbio é identificado ainda na infância, quando a criança inicia a fase de alfabetização e começa a brincar de colorir por exemplo. Situações em que alguém sugere uma determinada cor e a criança usa outra, pensando que foi a cor indicada, são bem típicas de crianças que sofrem de daltonismo. Mas cuidado, nem todo caso é classificado como daltonismo, assim como, nem todas situações como essa se tratam de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH.

Atualmente existem algumas ferramentas que indicam se o sujeito possui daltonismo ou não. O teste de Ishihara é uma das opções e está disponível online nos sites Color Vision Testing e  Toledo Bend . No entanto, esse diagnóstico virtual não dispensa uma visita ao oftalmologista.

O CDOP apoia o cuidado com a visão, fique atento aos sintomas e faça os exames preventivos e periódicos.

Fonte: Site E-lens