"Dê a Seus Olhos o Cuidado que eles Merecem"

CDOP - Cirurgia e Diagnose em Oftalmologia

Av. Silva Jardim, 4172
Bairro - Água Verde
Curitiba-Pr
CEP: 80240-021

(41) 3221-3600

cdop@cdop.com.br

Dieta saudável ajuda a prevenir doenças oculares típicas da terceira idade

04/07/2013 11:39

Pesquisa aponta benefícios de alimentos antioxidantes na prevenção à degeneração macular

Uma alimentação equilibrada com frutas, verduras, vitaminas e Ômega 3 pode influenciar positivamente na saúde dos olhos. Um dos principais benefícios é ajudar na prevenção de doenças oftalmológicas comuns entre idosos, como a catarata e a degeneração macular relacionada à idade.

Diversos estudos indicam que quem come bem tem menos chances de desenvolver essas doenças. Uma pesquisa publicada em 2007 no Jornal Americano de Oftalmologia, por exemplo, aponta que o risco de catarata é reduzido quando há maior ingestão de Ômega 3. No Brasil, artigo publicado na Revista Brasileira de Oftalmologia em 2008 traz uma revisão bibliográfica apontando os benefícios dos alimentos antioxidantes na prevenção à degeneração macular.

“É recomendável evitar o sódio, manter-se hidratado, ingerir cereais integrais, vitaminas A e C, além de frutas e legumes coloridos”, afirma o oftalmologista Guilherme Colombo Barboza, especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. A vitamina A, essencial para a visão saudável, é encontrada em vegetais amarelos e alaranjados como cenoura e abóbora. Já a vitamina C está presente em alimentos como acerola, abacaxi, pimentões, couve e espinafre.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem no Brasil cerca de 2 milhões de portadores de catarata e 120 mil novos casos a cada ano. A doença causa a perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho. Já a degeneração macular relacionada à idade, uma doença degenerativa que afeta a porção central da retina, atinge aproximadamente 3 milhões de brasileiros, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. As duas doenças podem levar à cegueira.

“A falta de informação é uma grande barreira para a prevenção da cegueira no país. Há uma ideia errônea de que ficar cego é um processo natural do envelhecimento e não pode ser evitado”, afirma o médico.

Suplementos
Alguns suplementos alimentares também ajudam a manter os olhos saudáveis. “Porém, em geral uma boa dieta cumpre esse papel”, explica Guilherme. Segundo ele, para utilizar esses suplementos o ideal é que haja acompanhamento médico. “O excesso de vitaminas e antioxidantes pode ser prejudicial”, alerta.

Alimentos que fazem bem à visão:
Azeite Virgem: Alimento rico em ômega 3, ajuda na prevenção contra a degeneração macular. Recomenda-se a ingestão de 100ml de azeite por semana.

Peixes: São fontes de ômega 3 e de vitaminas A, B, D e E. A ingestão desse alimento aumenta a oxigenação no corpo, que é essencial para manter uma boa saúde para os olhos.

Legumes, frutas e verduras amarelas e verdes: São fontes ricas de carotenóides, substância que preserva a mácula. Esse nutriente pode ser encontrado na laranja, maçã, tangerina, cenoura no mamão, brócolis e couve.

Alho e cebola: São dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuem a pressão arterial e previnem do glaucoma.

Óleo de linhaça: Fonte de ômega 3, favorece o tratamento para a síndrome do olho seco

Fonte: Revista Sáude