"Dê a Seus Olhos o Cuidado que eles Merecem"

CDOP - Cirurgia e Diagnose em Oftalmologia

Av. Silva Jardim, 4172
Bairro - Água Verde
Curitiba-Pr
CEP: 80240-021

(41) 3221-3600

cdop@cdop.com.br

Infecção ocular pouco conhecida, a esclerite pode ocasionar perda da visão

28/06/2013 08:30

As Inflamações da esclera, que é o fino tecido que cobre a parte branca do olho, ainda são pouco conhecidas, como é o caso da episclerite e da esclerite. Enquanto a primeira geralmente apresenta melhora espontânea após algumas semanas, a segunda se constitui em uma doença ocular grave.

Segundo Dr. Edmar Cordeiro, membro do corpo clínico do Hospital Oftalmológico Pacini, a esclerite causa inúmeras alterações e pode conduzir à cegueira. “Isso porque casos complexos resultam em afinamento da esclera com necrose, uveíte, catarata, glaucoma, descolamento de retina ou atrofia ocular”, explica o especialista.

Primeiros Sinais

Usualmente, tudo começa com a vermelhidão do globo ocular. “Outro sintoma bastante comum é a presença de dor quando se movimenta os olhos. Observa-se ainda embaçamento da visão, mas em menor quantidade”, descreve o médico. Muitas vezes, a esclerite está associada a doenças reumáticas e a processos infecciosos, como tuberculose e hanseníase.

Em parte dos casos, a cura ainda não é possível. “Nesses casos, há medicações que minimizam os sintomas. Atualmente, existem também novos tratamentos em curso e medicamentos menos tóxicos, mas ambos se encontram em estágio inicial de uso”, esclarece Dr. Edmar. Para o médico, a esclerite e suas complicações constituem mais uma razão para que, diante de sintomas aparentemente simples, o indivíduo busque assistência especializada. 

Fonte: Portal Clicabrasilia